Histórico dos CNA's

HISTÓRICO DOS CONGRESSOS NACIONAIS DE ARQUIVOLOGIA

 

I CNA

Desde a década de 70 o Brasil tem por tradição a realização de congressos nacionais de arquivologia. O ano de 2004, foi marcado em virtude da sequência dos congressos ter sido alterada. Nesse sentido, se realizou o primeiro Congresso Nacional de Arquivologia (CNA), em Brasília (DF), de 23 a 26 de novembro de 2004.

Os arquivos no século XXI: políticas e práticas de acesso à informação, foi o tema deste primeiro encontro. Promovido pela Universidade de Brasília (UnB), o I Congresso discutiu as políticas e práticas de acesso às informações, defendendo que uma das atividades essenciais do arquivista é facilitar o acesso à informação. Além disso, o evento abordou temas como o acesso às informações arquivísticas, experiências de usuários de arquivos e problemas relacionados à conservação dos documentos.

II CNA

O II CNA, oconteceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, de 22 a 26 de julho de 2006. Os desafios do arquivista na sociedade do conhecimento, foi o tema deste encontro e esteve organizado em torno de três eixos principais, que propunha as seguintes discussões: 1) como o arquivista, profissional de nível superior, cuja profissão é regulamentada pela Lei nº 6.546, de 04 de julho de 1978 e o Decreto 82.590 de 06 de novembro de 1978, vem se posicionando frente aos desafios impostos pelos novos paradigmas da gestão do conhecimento; 2) qual o papel do profissional nas instituições em que está inserido; 3) como o arquivista vem trabalhando com a políticas públicas aprovadas pelas instituições, principalmente o CONARQ.

O principal objetivo deste segundo congresso foi promover reflexões e debates sobre o papel do arquivista na sociedade contemporânea, em prol do gerenciamento do conhecimento. Além disso, a arquivologia nacional deu mais um importante passo durante este congresso, a criação da Executiva Nacional de Associações Regionais de Arquivologia, a ENARA.

III CNA

A cidade do Rio de Janeiro, sediou o III CNA, de 20 a 24 de outubro de 2008, com realização da ENARA e da Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro. O tema abordado na ocasião foi a Arquivologia e suas múltiplas interfaces. O pátio do Arquivo Nacional, instituição maior da arquivística no país, foi o local de abertura deste terceiro congresso.

A mesa foi composta por representantes da ENARA, do Arquivo Nacional, da Coordenadora da Comissão Científica do CNA, do presidente da Câmara Técnica de Normalização da Descrição Arquivística (Conselho Nacional de Arquivos), da Decana do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO, do Coordenador da ENEA e da Coordenadora-Geral de Gestão de Documentos do Arquivo Nacional.

IV CNA

Com a temática A gestão de documentos arquivísticos e o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação, o IV CNA foi sediado em Vitória, no Espírito Santo, de 19 a 22 de outubro. A Associação dos Arquivistas do Espírito Santo, organizadora do evento, se propôs a atingir, não somente o público arquivístico, mas também, demais área da ciência da informação.

V CNA

Com o tema Arquivologia e internet: conecções para o futuro, o V CNA discutiu as novas vertentes da Arquivologia, trazendo um debate acerca das tendências atuais que envolvem a documentação e o seu uso na Internet, proporcionando atualização profissional e aquisição de novos conhecimentos para os participantes e novos relacionamentos entre profissionais e empresas. Organizado pena ENARA e pela Associação dos Arquivistas da Bahia, o evento aconteceu em Salvador, de 01 a 05 de outubro de 2012. 

 

VI CNA

No ano de 2014, o Rio Grande do Sul, através da Associação dos Arquivistas do Rio Grande do Sul - AARS, sediou esse Congresso tão importante para a Arquivologia Brasileira. Tendo como tema: "Arquivologia: sustentabilidade e inovação".

O VI CNA será realizado na cidade de Santa Maria, um dos pólos universitários do Estado, que abriga uma das maiores universidades do RS, a Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, que está entre as três universidades do Rio Grande do Sul que formam arquivistas, assim como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e a Universidade Federal de Rio Grande - FURG.

 


Fontes:

http://www.aargs.com.br/

http://www.abarq.org.br 

http://www.agencia.fapesp.br/2851

http://www.cidarq.ufg.br/pages/16313

http://www.dhionhedlund.com.br/2010/09/iv-congresso-nacional-de-arquivologia.html

http://www.enara.org.br/cna2012/

http://www.aargs.com.br/cna/